Capacitação Digital de Docentes - Nível 2 (Aberto a inscrição livre - cronograma atualizado)
Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas à didática especifica ou à gestão escolar - Nível 2
Oficina de Formação: 50 Horas Acreditadas (25 HP+25 TA)
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-115037/22
Formador: Anabela Abrantes
Local: Escola sede do Agrupamento de Escola das Laranjeiras
Regime da formação: B-learning
Grupos de recrutamento: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Inscrições: Ação 03-2022 Capacitação Digital de Docentes - Nível 2 https://forms.gle/RjtHGYhAqjUhLUJz8
Calendarização: CDD-N2 B-learning
S1 - 28 de outubro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (presencial)
S2 - 04 de novembro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S3 - 11 de novembro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S4 - 18 de novembro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (presencial)
S5 - 25 de novembro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S6 - 02 de dezembro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S7 - 09 de dezembro (6ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S8 - 16 de dezembro (6ª fª) - 18h-22h; (4h) - (presencial)I ENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
- Dinamização de grupos restritos de discussão , partilha e formação interpares (e.g. classroom/Teams/Moodle)
- Planeamento (e.g. Doodle)
- Planificação colaborativa de atividades
- Dinamização de grupos restritos de discussão , partilha e formação interpares (e.g. classroom/Teams/Moodle)
- Planeamento (e.g. Doodle)
- Planificação colaborativa de atividades
II RECURSOS DIGITAIS
- Organização colaborativa de bancos de RED
- Exploração de licenças abertas e de RED, regras de Privacidade e Direitos de Autor
- Planificação colaborativa de atividades dirigidas a contextos de aprendizagem, incluindo vários tipos de recursos digitais e RED.
III ENSINO E APRENDIZAGEM
- Melhoria das práticas dos alunos na sua comunicação, colaboração e criação coletiva.
- Orquestração de estratégias de ensino digital propiciadoras de orientação e sustentação de aprendizagens , reflexivas e autorreguladas
- Organização colaborativa de bancos de RED
- Exploração de licenças abertas e de RED, regras de Privacidade e Direitos de Autor
- Planificação colaborativa de atividades dirigidas a contextos de aprendizagem, incluindo vários tipos de recursos digitais e RED.
III ENSINO E APRENDIZAGEM
- Melhoria das práticas dos alunos na sua comunicação, colaboração e criação coletiva.
- Orquestração de estratégias de ensino digital propiciadoras de orientação e sustentação de aprendizagens , reflexivas e autorreguladas
IV AVALIAÇÃO
- Aplicação de estratégias diversificadas de avaliação formativa e sumativa, com ênfase em ferramentas de trabalho colaborativo (e.g. Wordwal, Fóruns, Padlet)
- Utilização de feedback sistematizado e individualizado direcionado para as aprendizagens (e.g. Rubric Maker)
V CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS
- Uso das tecnologias atendendo à acessibilidade, inclusão, diferenciação e personalização através do uso de vários formatos (e.g. Acessibilidade.Gov)
- Aplicação dos 3 princípios do DUA - Desenho Universal de Aprendizagem
- Aplicação de estratégias diversificadas de avaliação formativa e sumativa, com ênfase em ferramentas de trabalho colaborativo (e.g. Wordwal, Fóruns, Padlet)
- Utilização de feedback sistematizado e individualizado direcionado para as aprendizagens (e.g. Rubric Maker)
V CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS
- Uso das tecnologias atendendo à acessibilidade, inclusão, diferenciação e personalização através do uso de vários formatos (e.g. Acessibilidade.Gov)
- Aplicação dos 3 princípios do DUA - Desenho Universal de Aprendizagem
VI PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA DIGITAL DOS ALUNOS
- Avaliação crítica da credibilidade e fiabilidade da informação (e.g. Google Images)
- Aplicação de regras de Privacidade e Direitos de Autor
- Uso de tecnologias digitais de forma crítica e refletida, segura e responsável
- Referenciação de fontes
- Avaliação crítica da credibilidade e fiabilidade da informação (e.g. Google Images)
- Aplicação de regras de Privacidade e Direitos de Autor
- Uso de tecnologias digitais de forma crítica e refletida, segura e responsável
- Referenciação de fontes
