Práticas de Referência AFC



Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, encorajou as escolas a realizarem o extraordinário exercício de (re)pensarem as suas práticas, em prol da equidade e da qualidade das aprendizagens para todos os alunos.




Do compromisso conjunto dos agentes educativos - Escolas e representantes AFC - surgiram meritórias soluções de trabalho colaborativo e cooperativo, de transformação organizacional, de gestão dos alunos e do trabalho, de interdisciplinaridade e articulação do currículo e de modalidades de avaliação ao serviço do ensino e das aprendizagens, das quais a V/ escola se tornou um vivo exemplo. Assim, foi possível a realização de 86 vídeos, que reportam a diversidade de abordagens executadas a partir dos princípios da equidade e da qualidade das aprendizagens. 


O vídeo representante do CFAE Maria Borges de Medeiros foi realizado no Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz, onde apresenta a disciplina "Oficina do Saber", integrada no Plano de Inovação do Agrupamento, que envolve o 1º Ciclo, para a melhoria das práticas avaliativas colaborativas, com enfoque nas competências do PASEO.



A difusão destes filmes teve como ato inaugural o 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022, que contou com a presença de cerca de 800 convidados, seguindo-se duas iniciativas editoriais que estarão concluídas a breve trecho, a saber, uma página eletrónica e uma publicação que reúnem este manancial de vivências.

 

Oficina do Saber https://youtu.be/PaqrvC08HuY.

 

Ao fim de 4 anos de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acreditamos que este movimento de mudança da Escola só foi possível com a dedicação dos Diretores e o envolvimento dos Docentes e da Comunidade Escolar, cuja dinâmica de sinergias sustentam uma Escola de todos e para todos com +Currículo, +Sucesso e +Equidade.

Cristina Palma