Programação em Scratch (G230 e 500)

 





Pensamento computacional na Matemática com programação em Scratch

Curso de Formação: 25 Horas Acreditadas (25 Horas em e-learning)

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-113767/22

Formador: Filipe Galego

Local: Online

Regime da formação: e-learning

Grupos de recrutamento: Professores do Grupo 230 e 500 (prioridade aos professores das Escolas Associadas ao CFAE Maria Borges de Medeiros)


Inscrições: Ação 08-2022 Pensamento Computacional na Matemática com programação em Scratch CFAEMBM-inscrições

Calendarização: cronograma

S1 - 12 de outubro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S2 - 19 de outubro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S3 - 26 de outubro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S4 - 02 de novembro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S5 - 09 de novembro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S6 - 16 de novembro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S7 - 23 de novembro (4ª fª) - 17h30-20h30; (3h)

S8 - 30 de novembro (4ª fª) - 17h30-19h30; (2h)

S9 - 07 de dezembro (4ª fª) - 17h30-19h30; (2h)



Objetivos:

Pretende-se com esta ação que os professores adquiram competências ao nível da programação com Scratch dando-lhes a conhecer novas metodologias de aprendizagem a utilizar nas suas práticas pedagógicas, de acordo com o nível de escolaridade dos seus alunos.

 

Pretende-se que o professor:

- domine a programação por blocos, recorrendo ao Scratch;

- planifique atividades que desenvolvam o pensamento computacional e que implementem em contexto sala de aula;

- crie soluções codificadas, articulando o pensamento computacional com as áreas curriculares do ensino básico, e as programe em ferramentas de programação por blocos.