Capacitação Digital de Docentes - Nível 1 (Aberto a inscrição livre - nova turma)
Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas à didática especifica ou à gestão escolar
Oficina de Formação: 50 Horas Acreditadas (25 HP+25 TA)
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-115037/22
Formador: Anabela Abrantes
Local: Escola sede do Agrupamento de Escola das Laranjeiras
Regime da formação: B-learning
Grupos de recrutamento: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Calendarização: CDDN1 B-learning
S1 - 24 de outubro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (presencial)
S2 - 31 de outubro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S3 - 07 de novembro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S4 - 14 de novembro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (presencial)
S5 - 21 de novembro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S6 - 28 de novembro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S7 - 05 de dezembro (2ª fª) - 18h-21h; (3h) - (online)
S8 - 12 de dezembro (2ª fª) - 18h-22h; (4h) - (presencial)Email na comunicação institucional com pares, alunos e E. Educação
Partilha de documentos e trabalho colaborativo (e.g. Google Drive, One Drive)
Ferramentas de videoconferência ( participar ou marcar reuniões)
II RECURSOS DIGITAIS
Pesquisa e seleção de recursos digitais
Exploração de licenças abertas e de RED, regras de Privacidade e Direitos de Autor
Exploração de bancos de ferramentas e de recursos digitais
Construção de recursos incluindo hiperligações e elementos multimédia
III ENSINO E APRENDIZAGEM
Exploração de ferramentas LMS (e.g. classroom/Teams/Moodle)
Exploração de ferramentas digitais para trabalho colaborativo dos alunos
IV AVALIAÇÃO
Aplicação de estratégias de avaliação formativa e sumativa (e.g. Formulários c/análise dos dados, ) às atividades planificadas.
Utilização de feedback individualizado direcionado para as aprendizagens
V CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS
Uso das tecnologias atendendo à acessibilidade, inclusão, diferenciação e personalização (e.g. Acessibilidade.Gov)
Exploração do DUA - Desenho Universal de Aprendizagem
VI PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA DIGITAL DOS ALUNOS
Avaliação crítica da credibilidade e fiabilidade da informação (e.g. Google Images)
Sensibilização para as regras de Privacidade e Direitos de Autor
Sensibilização para o uso de tecnologias digitais de forma segura e responsável (e.g. Seguranet; Internet Segura)
Referenciação de fontes