ACD - Os Instrumentos da Orquestra e A QUINTA DA AMIZADE - uma Fábula Sinfónica para Audição Participada

 






Os Instrumentos da Orquestra e A QUINTA DA AMIZADE - uma Fábula Sinfónica para Audição Participada

Inscrição na ACD 07-2022: https://sites.google.com/cfmbm.info/inicio/inscricoes/acds?authuser=0

Data: 24/11/2022, das 17H às 20H (3 horas)

Local: Escola Secundária José Gomes Ferreira (Auditório Manuel Esperança)

Destinatários: Professores de Expressão Musical, Professores do 1ºCiclo, Educadores de Infância e outros profissionais de Educação interessados.

Entidade promotora: Foco Musical Portugal - Educação e Cultura e CFAE MBM

Formador: Mestre Dinis Mendes

OBJETIVO GERAL - Partilha, reflexão e simulação de processos e estratégias de trabalho no domínio da educação musical com crianças do Pré-Escolar ao 2.o ciclo do Básico. 

OBJETIVO ESPECÍFICO - Estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos-chave para uma educação musical completa, a pretexto da divulgação da obra Os Instrumentos da Orquestra e A Quinta da Amizade.

Conteúdos:

Estruturação de estratégias de trabalho nos vértices da audição, interpretação e criação, como pontos- chave para uma educação musical completa, a pretexto da divulgação da obra Os Instrumentos da Orquestra e A Quinta da Amizade. 

Em CONTEXTO TEÓRICO abordar-se-ão os contextos e políticas pedagógicas seguidas pela Foco Musical na construção, nomeadamente, da fábula sinfónica a trabalhar; as mais-valias genéricas, do ponto de vista das aprendizagens significativas, da estratégia da Audição Musical Ativa (AMA) e Participada (AMP) como prioritária nos processos de aproximação à música erudita; como se organiza uma orquestra e como se classificam os instrumentos mais comummente utilizados neste tipo de formação. 

Em contexto de PRÁTICA SIMULADA, através da exploração da fábula sinfónica trabalhar-se-á a distinção auditiva de contrastes ao nível das propriedades do som: TIMBRE, ALTURA, INTENSIDADE e DURAÇÃO. Essencialmente, a aquisição de competências na distinção tímbrica dos instrumentos da orquestra, através dos jogos que A Quinta da Amizade proporciona, é um dos grandes objetivos desta sessão.