Semana de 27 a 2 de fevereiro (novas formações)
CFAE MBM acesso direto em www.cfmbm.info
Inscrições - https://sites.google.com/cfmbm.info/inicio/inscricoes
III JP de Odivelas - Linhas e Entrelinhas: leituras sobre a realidade educativa do concelho - ACD da Câmara Municipal de Odivelas conjuntamente com o CFAE MBM (30 de janeiro, das 10h-18h, no Pavilhão Multiusos de Odivelas)
VISITA DE ESTUDO II – Mais Rotas de natureza na cidade - Curso de 25horas presenciais na área da docência (18/02 a 1/04/2025)
Educação para a Interculturalidade - Curso de 25horas presenciais na área da Formação educacional geral e das organizações (17/02 a 7/03/2025)
Uso de recursos digitais em contexto educativo no 1ºciclo - Oficina de 50horas blearning na área das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar (13/02 a 05/06/2025)
Domínio da Educação Física no 1.ºCiclo - Oficina de 50horas presenciais na área da Prática pedagógica e didática na docência (10/02 a19/05/2025)
Eventos a decorrer esta semana
- How to create inclusive classrooms for children with special education needs - Webinar da OCDE (30 de janeiro de 2025, das 12h às 13h);
- Raposa Chama - Webinar da DGE, enquadrado na Estratégia nacional de Educação paraa Cidadania, com o enfoque na proteção de Portugal contra incêndios rurais graves (04 de fevereiro, das 17h30 às 18h30);
- Who sparks the engine for research to fly? The role of knowledge intermediaries in education - Webinar da OCDE (13 de fevereiro de 2025, das 12h às 13h);
MOOCs - plataforma NAU
- Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa - DGE (de 03/02 a 05/05/25);
- Salvaguardar e proteger as crianças e jovens no desporto - Instituto Português do Desporto e Juventude (até 26/06/25);
Leitura da Semana
- Português Língua Não Materna (PLNM) - Novos documentos de orientação e de posicionamento: Guia Nível Zero e Testes de Posicionamento; Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) - 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; e Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
- Estudo Autónomo – Guiões de Trabalho Autónomo - plataforma digital, onde se disponibilizam diversas tipologias de conteúdos educativos digitais, nomeadamente Guiões de Trabalho Autónomo (GTA) como potenciais instrumentos de aprendizagem autorregulada.
- Resultados do PIAAC - PORTUGAL - A nota específica relativa a Portugal do programa PIAAC - Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos;
- Relatório Nacional ICILS23 - Relatório Nacional do programa ICILS de 2023;
- Principais resultados nacionais do ICILS23 - Principais resultados do estudo ICILS;
- Fatores explicativos do desempenho dos alunos portugueses - O Estudo ICILS (International Computer and Information Literacy Study) avalia o desempenho dos alunos em Literacia em Computadores e Informação (CIL) e em Pensamento Computacional (CT);
- Português Língua Não Materna (PLNM) - Novos documentos de orientação e de posicionamento: Guia Nível Zero e Testes de Posicionamento; Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) - 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; e Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
- Estudo Autónomo – Guiões de Trabalho Autónomo - plataforma digital, onde se disponibilizam diversas tipologias de conteúdos educativos digitais, nomeadamente Guiões de Trabalho Autónomo (GTA) como potenciais instrumentos de aprendizagem autorregulada.
- Resultados do PIAAC - PORTUGAL - A nota específica relativa a Portugal do programa PIAAC - Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos;
- Relatório Nacional ICILS23 - Relatório Nacional do programa ICILS de 2023;
- Principais resultados nacionais do ICILS23 - Principais resultados do estudo ICILS;
- Fatores explicativos do desempenho dos alunos portugueses - O Estudo ICILS (International Computer and Information Literacy Study) avalia o desempenho dos alunos em Literacia em Computadores e Informação (CIL) e em Pensamento Computacional (CT);
Candidaturas
- Simetrias das calçadas de Lisboa - Concurso que visa premiar cinco (5) propostas para cinco (5) padrões de simetrias em falta na calçada portuguesa da cidade. O trabalho será apreciado pela sua correção matemática, qualidade artística e adequabilidade de implementação na calçada.(9ºano e secundário, até dia 2 de março);
- Simetrias das calçadas de Lisboa - Concurso que visa premiar cinco (5) propostas para cinco (5) padrões de simetrias em falta na calçada portuguesa da cidade. O trabalho será apreciado pela sua correção matemática, qualidade artística e adequabilidade de implementação na calçada.(9ºano e secundário, até dia 2 de março);
Subscreva nossa newsletter
Adira já à nossa newsletter, para receber todas estas informações na sua caixa de correio:
Adira já à nossa newsletter, para receber todas estas informações na sua caixa de correio:
